Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Estágio Curricular Supervisionado: o início de um percurso para a profissionalização docente
Alessandra Dutra Anastácio, Barbara Negrini Lourençon

Última alteração: 2019-04-09

Resumo


Este trabalho tem sua origem a partir de experiências proporcionadas pelo Estágio Curricular Supervisionado (ECS) desenvolvido no curso de Licenciatura em Matemática. Ao longo de um semestre houve espaço de observação e intervenção em turmas de 6º,7º e 9ºanos em uma escola estadual situada em Araraquara-SP. Tais experiências foram discutidas e ancoradas na disciplina de Prática Pedagógica V, ofertada no quinto semestre do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP, espaço que garantiu a relação teoria e prática e a contextualização das situações do cotidiano escolar.  O desenvolvimento dessa primeira etapa do ECS mostrou-se de grande valia para nossa formação e propiciou importantes reflexões acerca da função social da escola e do professor, reafirmando nossa escolha profissional. Têmse como objetivo, portanto, trazer à análise experiências formativas do campo de estágio com vistas a demonstrar como este componente curricular obrigatório aos cursos de licenciatura tem importante contribuição à formação inicial do professor.

Texto completo: PDF