Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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Cultura Organizacional em Contexto Educacional e a Recontextualização de Políticas Públicas
Marcelo Oda Yamazato

Última alteração: 2019-04-05

Resumo


O alicerce de qualquer sociedade é a educação, a transmissão de valores e conhecimentos consolidados para as gerações seguintes. Tornamos para o século XXI com a escola do século XIX e profissionais do XX. Tomando a escola como instituição base, como pode-se agir sobre tal estrutura de maneira a torná-la condizente à realidade? Uma forma reflete-se nas políticas públicas, porém, também se entende que estas não representam toda sua integralidade na prática. Assim, este trabalho tem por objetivo investigar o alinhamento e discrepância das percepções dos atores escolares em diversos pontos do Programa de Ensino Integral do Estado de São Paulo numa escola participante do programa. Uma vez que há entendimento da escola como uma organização social regida por indivíduos, buscou-se, nas referências, um caminho que indicasse uma compreensão profunda das organizações, tal que se chegou no conceito de cultura organizacional. Aplicou-se um questionário estruturado para os atores de uma escola estadual do Programa de Ensino Integral do Estado de São Paulo, analisando o alinhamento das percepções dos níveis de macro (supervisores), meso (direção) e microanálise (professores) da escola, a partir das dimensões culturais de Hofstede. Os resultados apontam para um alinhamento das percepções em todas as dimensões culturais. Observa-se, porém, que, para questões mais operacionais, houve maior divergência entre os supervisores e os professores. Assim, conclui-se que os atores se encontram alinhados quanto aos valores e pressupostos do programa, mas que no cotidiano ainda existem pontos de atenção no que se refere à implementação e acompanhamento das práticas.

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