Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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Plano Nacional do Livro e Leitura: caminhos para materialização nos municípios brasileiros
Fabiana Sala

Última alteração: 2019-04-09

Resumo


Instituir políticas de leitura e biblioteca é fundamental para democratizar o acesso às fontes de informação, fomentar a leitura e contribuir para a formação de leitores competentes por meio de um processo dinâmico, permanente e contínuo. No Brasil, o atual Plano Nacional de Educação (PNE/2014) reconhece a importância das ações da biblioteca escolar e a sua relação com a qualidade da educação básica, considerando a biblioteca como um importante equipamento de educação e cultura no ambiente escolar, além de recomendar a implementação das ações estabelecidas pelo Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL/2014). O PNLL é uma política nacional que propõe eixos e ações a serem atingidos a curto, médio e longo prazo pelos estados e municípios. Tais eixos e ações estão relacionados à criação de espaços e recursos para a execução de políticas públicas continuadas, com vistas à garantia de acesso às formas mais verticais de informação pela sociedade para a promoção do conhecimento. Em atendimento a esta recomendação o município de Anhumas, localizado no interior do estado de São Paulo, é um dos raros municípios (sendo este um dos 03 municípios dos 645 levantados em uma análise preliminar) que já tem o seu Plano Municipal do Livro e Leitura (PMLLL) elaborado e implementado. Desta maneira, o presente estudo tem por objetivo analisar o processo de formulação e implementação do PMLLL do município de Anhumas-SP e assim contribuir às discussões sobre a trajetória das políticas públicas de leitura e biblioteca no Brasil.

Palavras–chave: biblioteca escolar. política do livro e da leitura. políticas culturais. políticas educacionais. políticas públicas


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