Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Inclusão escolar da pessoa com deficiência e a questão da acessibilidade e da universalização: um mosaico de perspectivas e concepções a partir do estado da arte.
Sebastião Raimundo Campos

Última alteração: 2019-04-05

Resumo


Este artigo tem por objetivo verificar as concepções acerca da inclusão em uma escola técnica do vale do Paraíba paulista, enfatizando a questão da acessibilidade no lócus para a pessoa com deficiência, a partir de uma construção coletiva. Para tanto, é adequado a utilização de pesquisa legal, documental institucional e de referencial teórico-interdisciplinar relativas a educação inclusiva, acessibilidade, universalização. Espera-se que os resultados da pesquisa contribuam no sentido de elucidar ações implementadas pela instituição e verificar como promover a mediação na construção de propostas eficazes de melhorias do processo inclusivo, que propiciem qualidade de vida para toda a comunidade.

 

Palavras-chave: Inclusão escolar. Pessoa com deficiência. Acessibilidade. Universalização



Texto completo: Sem título