Última alteração: 2019-04-05
Resumo
Resumo: Este relato de experiência aborda estratégias de mobilização e participação de estudantes do Ensino Médio na exploração do gênero narrativo conto maravilhoso como meio de ampliar suas habilidades argumentativas. Com efeito, objetiva-se apresentar o percurso teórico-metodológico dessa experiência e a análise de recortes de construções argumentativas desses estudantes sobre o espaço ocupado por fadas e bruxas no universo de contos maravilhosos contemporâneos que, escapando ao império do tradicional, subvertem a imagem de tais personagens. Interessa-nos, sobretudo, chamar atenção para o modo como o estudo do maravilhoso pode criar condições para o acontecimento da argumentação e para a assunção da autoria. Teórico-metodologicamente, ancoramos nosso trabalho no campo da Análise do Discurso de matriz francesa. Para compreender como se dá a constituição da autoria do sujeito aluno em textos argumentativos produzidos no espaço escolar, mobilizamos como dispositivo analítico as noções de autoria e argumentação, respectivamente discutidas por Orlandi (1996; 2006; 2007) e Pacífico (2002).