Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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Estudo de Meio Interdisciplinar como proposta de ensino
Fernanda Franzoni Pescumo, Rafaela Fabiana Ribeiro Delcol, Juliana Antonio

Última alteração: 2019-04-05

Resumo


Este trabalho é o relato de um estudo do meio integrado entre as disciplinas de biologia e geografia com os 2º anos dos cursos técnicos de informática e eletrônica integrados ao ensino médio do Instituto Federal de São Paulo, câmpus São João da Boa Vista, em uma praça pública do bairro Jardim Recanto do Jaguari, com o objetivo de caracterizar qualitativamente e quantitativamente a arborização da praça através de estudo de meio, proporcionando ao aluno o contato direto com seu meio imediato em uma abordagem interdisciplinar. O estudo do meio se embasou nas aulas de classificação da biodiversidade em biologia e nas aulas de geografia sobre o processo de urbanização e a necessidade de planejamento para promover a qualidade ambiental urbana. Justifica-se a escolha da praça pela proximidade da praça ao câmpus, pela presença marcante desta na composição dos espaços urbanos, seus usos por parcelas significativas da população mais carente e o descaso do poder público para com as mesmas, e a possibilidade de levantamento da sua biodiversidade. O Estudo foi dividido em três partes: discussão e orientação iniciais, estudo do meio e análise dos registros. A avaliação da atividade foi realizada através dos relatórios organizados pelos alunos e de relatos dos mesmos sobre a atividade. A integração em torno de um tema gerador mostrou-se possível e aproximou os alunos de conhecimentos presentes no cotidiano, porém poucas vezes abordados e sistematizados. Concluímos que atividades interdisciplinares são necessárias para abordar temas que vão além dos limites disciplinares.


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