Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Entre o ensinar e o aprender: (re)visitando percursos e produzindo significados na matemática escolar
Larissa Oliveira, Gabriela Bressan, Bárbara Lourençon, Marcos Fernandes

Última alteração: 2019-04-09

Resumo


O presente trabalho aborda a matemática escolar sob a óptica de estudantes e pais que procuraram um projeto de extensão visando a educação complementar nesse componente curricular.  O público alvo é composto de dois grupos principais: licenciandos em matemática e alunos de 8° e 9° anos de duas escolas públicas no interior do estado de SP. Trata-se de uma pesquisa exploratória que visou problematizar a necessidade da busca por projetos de educação complementar básica na área de educação matemática. Para tanto, utilizou-se de um levantamento quando junto aos pais, por meio de questionário, buscou-se compreender a percepção que possuem sobre a matemática escolar e o desempenho de seus filhos; e da análise de narrativas, quando, junto aos alunos, empreendeu-se o estudo para conhecer seus percursos nesse componente curricular. A análise deste material indicou quadros de ansiedade à matemática por parte dos alunos e representações atreladas à dificuldades com a matemática por parte de alunos e pais.

Texto completo: PDF