Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
: Uso de contação de histórias como ferramenta didática nas aulas de Física no Ensino Médio
Altemir Antonio Pereira Jr, Johnny Vilcarromero López

Última alteração: 2019-04-09

Resumo


Uma significante parcela dos estudantes do Ensino Médio tem mostrado desmotivação e severas dificuldades no momento de aprender a Física e as causas desse revés são múltiplas e conectadas: desde as dificuldades com a linguagem até a falta de contextualização e aplicação dos conteúdos abordados. Diversos trabalhos de pesquisa são orientados no intuito de procurar respostas às dificuldades dos alunos ao seu entorno escolar, buscando transformar a aprendizagem da Física em sala de aula algo mais estimulante e significativo. Por outro lado, é possível observar que muitas pessoas gostam de ouvir uma boa história e de acompanhar um enredo, seja este de série, de novela, de um livro, ou de um romance. Nas palavras do jornalista e escritor uruguaio Eduardo Hughes Galeano “Os cientistas dizem que somos feitos de átomos, mas um passarinho me contou que somos feitos de histórias”. Neste sentido, na procuramos levar um novo contexto para a sala de aula, que procure novos caminhos de motivação para os estudantes, propondo para a atuação do professor em sala de aula a utilização de um “novo” recurso didático: o uso de contos, de histórias, ou das técnicas de discursos compreendidos pela arte da contação de histórias, no intuito de provocar nos estudantes maior interesse sobre os assuntos abordados. Este trabalho apresenta um estudo sobre a aplicação deste tipo de abordagem em sala de aula; para este fim foi aplicado uma metodologia de trabalho que leve em conta esta abordagem e experimentada ao longo destes dois anos (2017 e 2018) em salas de aula do ensino técnico integrado ao médio, no IFSP câmpus Birigui, mostrando que os resultados deste trabalho são promissores e permitem levar a diante esta proposta como nova forma de abordar o ensino de física em sala de aula para o ensino médio.


Texto completo: PDF