Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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“Do cortiço aos nossos dias”
Christian Fernando dos Santos MOURA, Poliana Ferreira dos Santos

Última alteração: 2019-04-09

Resumo


Este trabalho objetiva descrever uma atividade interdisciplinar desenvolvida com os alunos do 3° ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de São Paulo, câmpus Campos do Jordão. A ação abordou as disciplinas de Artes, Literatura e História e teve como base a leitura da obra “O cortiço”, de Aluísio Azevedo, maior representante do Naturalismo brasileiro. A proposta era estabelecer um diálogo entre o contexto histórico em que o livro foi produzido, final do século XIX, e o cenário atual, por meio da produção de pequenos vídeos. Para tanto, foi realizada a leitura do livro pelos discentes e discussões sobreo contexto histórico e social do período; características do período literário durante as aulas de Literatura e História, além de trabalhos relacionados à performance e poética narrativa, na disciplina de Artes. Em seguida, foi sugerido que os alunos realizassem a transposição dos personagens criados por Azevedo para os dias atuais guiados por uma temática social (que era diferente para cada grupo). Para a realização da atividade, foi necessário, ainda, que os discentes realizassem uma retextualização, adaptando a linguagem literária à audiovisual. Os vídeos foram produzidos e apresentados a uma banca avaliadora interdisciplinar, que colaborou no processo avaliativo dos trabalhos. A partir da exposição e de uma posterior roda de conversa com os alunos, foi possível observar resultados positivos do projeto, como: o desenvolvimento da autonomia dos alunos, que atuaram como sujeitos da aprendizagem; a articulação entre conhecimento literário, artístico, histórico e técnico para a produção dos vídeos; e o estímulo à criticidade diante de problemas sociais que já se apresentavam no contexto histórico do “Cortiço” e que continuam permeando nossa sociedade.

 


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