Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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IFronteiras: diminuindo as desigualdades entre falantes de espanhol e português por meio de ações de extensão no IFSP
Viviane Cristina Garcia de Stefani, Maria Eduarda Oliveira Villar, Julia Mel dos Santos Ceratti

Última alteração: 2019-04-09

Resumo


Com os avanços no processo de globalização, o estreitamento das relações comerciais entre países da América Latina, o idioma espanhol tem tomado dimensões importantes no contexto brasileiro. Diante desse cenário, configura-se a importância em manter o ensino de espanhol na educação pública e, para que a aprendizagem da língua estrangeira ocorra de maneira exitosa, é importante o processo de desestrangeirização do idioma, de aproximação entre culturas. Nesse sentido,  foi proposto um projeto de extensão cujo objetivo é estimular o interesse pela língua/cultura espanhola:  IFronteiras: expandindo culturas por meio do espanhol cujo desenvolvimento envolve três ações: 1) realização de um Curso de Extensão de conversação em espanhol, ministrado pela professora coordenadora, por intermédio do qual os participantes são estimulados interagir no idioma, favorecendo o diálogo com estrangeiros oriundos de países em que o espanhol é a língua oficial, e que vivem na cidade e região;2) realização de um Sarau Cultural Espanhol com mostras culturais (costumes, músicas, danças, comidas, vestimentas etc.) de diversos países falantes do idioma; 3) realização de um Ciclo de Cinema Espanhol em local público, com filmes representativos de diversos países hispanofalantes e debates pós-exibição dos filmes. O projeto encontra-se em desenvolvimento.


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