Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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A representação e representatividade da população afro-brasileira nos livros didáticos de Ciências do ensino fundamental: uma análise da coleção "Para viver juntos"
Senhor Rodrigues de Sousa, Senhorita Ketlyn de Oliveira, Senhorita Costa, Professor de Souza

Última alteração: 2019-04-05

Resumo


Dentre os inúmeros aparatos legais que versam sobre a Educação brasileira temos a lei n° 10.639 de 2003, que assegura a abordagem da cultura e história afro-brasileira em todas as disciplinas do currículo escolar. Assim, a presente pesquisa analisou a coleção de livros didáticos de Ciências "Para viver juntos", destinada ao Ensino Fundamental e aprovada pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), com o intuito de verificar se essa normativa está sendo cumprida de fato e de que forma a população negra é retratada nesses materiais. Após exame quantitativo e interpretativo de fotos e ilustrações da coleção, identificou-se que, em cerca de 420 imagens de indivíduos, apenas 23% representaram os afro-brasileiros. Desse estudo notou-se também uma forte influência eurocentrista que desvaloriza e estigmatiza a cultura afrodescendente.  Portanto, foi possível concluir que a coleção "Para viver juntos", chancelada pelo Ministério da Educação, não contempla a representatividade da população brasileira. Mesmo abordando conteúdos importantes, as obras didáticas em questão omitem informações sobre a África e a cultura africana, fortalecendo a marcante política do embranquecimento engessada em nossa sociedade.

 


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