Última alteração: 2019-04-09
Resumo
Resumo: O projeto surgiu de uma observação sobre os anos iniciais do ensino fundamental que se constitui em um período importante para o desenvolvimento de habilidades e interesses nas crianças. A inserção de aulas de ciências nessa fase é desejável, pois auxilia, por exemplo, na formação de uma visão mais complexa acerca do mundo. Entretanto, o ensino de ciências em alguns contextos ainda é negligenciado e pesquisas apontam que muitas pessoas consideram que aprender ciências é uma tarefa cansativa. Isso acontece dentre outros fatores, devido a problemas na formação inicial dos professores que atuam nesse nível de ensino. A fim de minimizar essa problemática pelo menos em contexto local, nesta pesquisa foi proposta a junção de duas estratégias normalmente indicadas em trabalhos da área: as atividades experimentais e a inserção de uma abordagem que preconize a história da ciência. Pretendeu-se investigar se com essa estratégia é possível aproximar alunos e professores do conhecimento científico. Para viabilizar o projeto, esse foi composto por dois momentos principais: um curso de aprimoramento nessas estratégias, além de um acompanhamento dos professores na aplicação de atividades discutidas no curso em suas respectivas salas de aula. Nesse artigo, abordamos a primeira parte do projeto, isto é, fizemos um recorte nas concepções sobre natureza da ciência dos professores participantes no curso. Constatou-se que alguns apresentam concepções simplistas e ingênuas sobre esse tópico. A partir das concepções iniciais apresentadas pelos professores, o curso foi norteado, visando suprir algumas de suas dificuldades. Espera-se que ao final do projeto alunos e professores tenham se aproximado das práticas científicas e compreendam que esse conhecimento está em constante construção.
Palavras–chave: ensino de ciências; experimentação; formação de professores; natureza da ciência