Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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O perfil dos estudantes do Ensino Médio Integrado do IFSP: a relação entre capital cultural e rendimento escolar
Victoria Castro, Matheus Augusto Moreira Riguetti, Rogério de Souza Silva

Última alteração: 2019-04-09

Resumo


Fundamentado nos principais conceitos de Pierre Bourdieu - especialmente sua noção de capital cultural e suas diversas implicações na área de Educação, este trabalho, por meio de análise documental, buscou analisar o perfil dos estudantes do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Para isso, se debruçou sobre os documentos oficiais e dados quantitativos da instituição que apresentam as características e particularidades dos alunos concluintes dos cursos de Ensino Médio Integrado do Campus São Roque. Mirou-se, assim, identificar o peso que a proposta pedagógica, formação do corpo docente e processo de seleção de um lado e o capital cultural das respectivas famílias de outro interferiram no rendimento escolar dos educandos. Todavia, o referido estudo está em sua fase inicial, sendo elucidados, até o momento, aspectos provenientes da revisão das obras de Bourdieu e da literatura acerca da Educação Profissional e Tecnológica. Temos que os cursos técnicos e técnicos integrados ao Ensino Médio, por parte de seu caminho, estiveram atribuídos a uma parcela específica da população e que, nos cursos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica esse papel social mudou, sendo abordada a análise do papel preparatório para o ensino superior que a instituição vem adotando.

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