Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Contação de histórias como recurso didático
Luiza Alves Silva, Carlos Vinicius Veneziani dos Santos

Última alteração: 2018-08-31

Resumo


O objetivo deste trabalho é demonstrar de que forma a contação de histórias pode ser aplicada em sala de aula como técnica de abordagem didática para ampliação de conhecimento de linguagem, narrativa e técnicas cognitivas como memorização e concentração. Para atingir este objetivo serão demonstrados dois autores principais, Walter Benjamim e Giuliano Tierno, dos estudos sobre a contação, e algumas autores que buscam relacionar a contação com a sala de aula e educação. A partir destes estudos será demonstrado de que forma os alunos podem aproveitar este conteúdo para seu crescimento pessoal e para melhorar o funcionamento da relação aluno-professor dentro de sala de aula. Por fim, espera-se comprovar que a técnica de contação de histórias não tem objetivo de se tornar um meio avaliativo para os alunos, e sim uma manutenção e troca de vivências e visões de mundo.

Texto completo: PDF