Última alteração: 2018-08-31
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo realizar um diagn?stico sobre como os alunos de um Curso T?cnico em Administra??o na modalidade Concomitante/Subsequente de um c?mpus do Instituto Federal de S?o Paulo (IFSP) utilizam as Tecnologias da Informa??o e Comunica??o (TICs) no desenvolvimento do Projeto Integrador deste curso. A fim de se atingir o objetivo de pesquisa proposto, optou-se pela pesquisa descritiva de cunho qualitativo. O planejamento da pesquisa foi organizado em 3 etapas. Na primeira etapa, valeu-se da pesquisa documental. Realizou-se uma an?lise do Projeto Pedag?gico do Curso T?cnico em Administra??o foco do estudo e do Regulamento do Projeto Integrador deste curso. Na segunda etapa da pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco alunos do Curso T?cnico em Administra??o. Por fim, na terceira etapa da pesquisa, tamb?m foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dois orientadores do Projeto Integrador deste curso, que aceitaram participar da pesquisa. Por meio da an?lise do Projeto Pedag?gico do Curso T?cnico em Administra??o, constatou-se um est?mulo ao uso de TICs ao longo do desenvolvimento do curso. J? no Regulamento do Projeto Integrador est? descrito que o projeto a ser desenvolvido ? um Plano de Neg?cios a ser elaborado ao longo de tr?s semestres, tempo de dura??o do curso. O Regulamento apresenta normativas claras sobre o uso de TICs para o desenvolvimento do Plano de Neg?cios, como por exemplo, a cria??o tanto de um grupo de e-mails quanto de um grupo no WhatsApp e a utiliza??o do Google Docs. A maior dificuldade no uso das TICs ? com o uso do Google Docs. Havendo necessidade de constante treinamento dos alunos no tocante ao uso das TICs, ou seja, o letramento digital. No entanto, de acordo com os entrevistados essa n?o ? a maior dificuldade na elabora??o do projeto, mas sim as quest?es de relacionamento interpessoal.