Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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O despertar do aluno para a escolha do itinerário formativo e profissional
Magda Sílvia Donegá

Última alteração: 2019-04-09

Resumo


Esta atuação em orientação profissional, vinculada à área da Psicologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFSP , está fundamentada principalmente em Bohoslavsky e Levenfus. O objetivo é tratar dos fatores históricos, sociais, institucionais e individuais relativos às escolhas de formação e atuação profissionais. Um dos conceitos chaves utilizados é a reflexão sobre o itinerário formativo e profissional de cada aluno. A verificação de que as profissões neste momento histórico estão mais flexibilizadas, o mercado de trabalho mais instável, e que os itinerários podem percorrer atuações e formações diversas, e não mais retilíneas, como ocorria em décadas anteriores, é a ênfase da atuação. Em decorrência do maior número de cursos superiores no Brasil, nem sempre o mercado absorve todos os formados e é nesse ponto que as escolhas exigem mais informação, formação e habilidade de adaptação e criatividade dos profissionais e alunos. Nos trabalhos coletivos, em grupos e/ou individuais os alunos são despertados para suas características e habilidades individuais, e as possíveis relações com as escolhas profissionais. Por meio do enfoque da psicologia histórico social (fundamentado em Bock) consideramos sempre as características individuas relacionais às condições sociais e históricas na qual o aluno está inserido e sempre atuando com vistas à transformação do aluno e do meio social com a finalidade da inserção nos arranjos produtivos do meio social. Os impactos das palestras não foram medidos, nos atendimentos individuais, no entanto, verificou-se o melhor aproveitamento do aluno no curso, maior objetividade na escolha do itinerário percorrido no curso e na busca pela colocação profissional.


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