Última alteração: 2019-04-09
Resumo
Resumo: A semiótica de linha francesa, provinda das pesquisas de Algirdas Julien Greimas, foram desenvolvidas metodologias de análise de textos de comunicação que são passíveis de aplicação em objetos textuais compostos por múltiplas linguagens. As contribuições da semiótica tensiva e as pesquisas de Luiz Tatit estabeleceram princípios metodológicos para abordagem da canção enquanto fenômeno cultural e texto sincrético, envolvendo linguagem verbal e musical. O instrumental de análise da semiótica, aplicado sobre textos cancionais, é capaz de oferecer elementos que contribuem para a indicação de possibilidades de interpretação mais amplas do que aquelas oferecidas apenas pela análise do plano de conteúdo das canções, organizado pela letra, ou seja, o texto escrito. A análise da canção “Tempo de Pipa”, de Cícero Lins, partindo dos preceitos da semiótica da canção, indica que a organização musical reflete sobre o sentido indicado pela letra, permitindo uma interpretação mais ampla do texto global a partir da percepção e compreensão do modo como ambas se compatibilizam. Os elementos depreendidos pela análise reforçam a necessidade de ampliar as abordagens do material cancional em sala de aula, extrapolando a transcrição e análise de letra e aproveitando os aspectos musicais em prol de interpretação mais condizente com os efeitos de sentido produzidos por essa linguagem artística. Este trabalho visa demonstrar, através de análise da canção supracitada, como a abordagem semiótica da canção dentro do ambiente escolar pode trazer contribuições de ensino-aprendizagem ao trabalhar estas na sala de aula.