Última alteração: 2019-04-09
Resumo
Abordaram-se no texto algumas concepções de criança e infância, para um melhor entendimento tanto na sociedade quanto no espaço escolar, e observou-se a formação docente na perspectiva da educação das relações étnico-raciais, especialmente no trabalho pedagógico. Entende-se também que as práticas pedagógicas transformadoras dos processos pedagógicos da Educação Básica serão alcançadas com maior eficácia quando a classe docente for submetida a processos formativos que dialoguem com as demandas mais latentes, sobretudo com questões de identidade e diversidade no espaço escolar. Nessa perspectiva entende-se educação para as relações étnico-raciais como atuação na perspectiva da garantia dos direitos, notadamente em se tratando de uma educação que visa reconhecer a dignidade humana e condenar qualquer prática de racismo. Nesse sentido é necessário contribuir para que os docentes da Educação Infantil sejam capazes de analisar criticamente a realidade social, para estabelecer relações entre educação, discriminação racial, racismo, e direitos humanos.