Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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Aspectos metodológicos da pesquisa na educação de ciências: um levantamento dos projetos de pesquisa desenvolvidos no IFSP Câmpus Capivari de 2012-2017
daniela de lima santos

Última alteração: 2019-04-12

Resumo


Acredita-se que para um trabalho seja classificado como uma pesquisa em Educação em Ciências, é necessário seguir algumas etapas como: problematizar um assunto, dispor de uma fundamentação teórica, levantamento de hipóteses, averiguação por meio de uma metodologia específica para a produção de conhecimento sobre o assunto a ser pesquisado. Enquanto que o relato de experiência, pode ser o desenvolvimento de materiais didáticos ou aplicação de uma nova metodologia de ensino. Por isso, esse projeto fez um levantamento dos trabalhos de pesquisa que foram desenvolvidos nos períodos de 2012-2017 no IFSP Câmpus Capivari, com intuito de classifica-los em projetos de pesquisa em educação em ciências e relatos de experiências. Foi feito uma busca nos arquivos locais para ter acesso aos relatórios e resumos dos projetos desenvolvidos no período escolhido. Com os relatórios e resumos em mãos, foi feito uma análise dos projetos para classifica-los em possíveis projetos de pesquisa em educação em ciência. Vários estudos comprovam que têm sido desenvolvidas, no meio acadêmico envolvendo a educação em ciências, as atividades de pesquisa em educação em ciências, e é por isso que queremos comprovar essa pesquisa fazendo este levantamento no Câmpus. No entanto, com a presente pesquisa ficou evidente que a maioria dos projetos desenvolvidos se enquadram como relatos de experiência, ficando a minoria classificados como possíveis projetos de educação em ciências. Porém, é frequente os equívocos ao classificar um trabalho de pesquisa de educação de ciências e uma inovação didática. O intuito desta pesquisa é promover a sistematização da pesquisa na área de educação de ciências no Câmpus, com estes trabalhos que já foram desenvolvidos

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