Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Alfabetização e Letramento: Análise Comparativa de Livros Didáticos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Davi Reis Silva Oliveira, Lais Fernandes Silva, Fernanda Cristina Gaspar Lemes

Última alteração: 2019-04-04

Resumo


O presente trabalho é resultado de uma atividade avaliativa proposta pela disciplina de Alfabetização e Letramento para o terceiro semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Presidente Epitácio (IFSP – PEP), em que foi proposto a análise de dois livros didáticos com base nos textos que foram estudados ao longo do semestre. O objetivo geral da investigação é o de fazer uma análise crítica comparativa de dois livros didáticos de língua portuguesa do primeiro ano do Ensino Fundamental que trazem a temática de alfabetização e letramento. Para o desenvolvimento do trabalho foram elencadas quatro categorias de análise, sendo elas, formação dos autores, estrutura dos livros, apresentação de conteúdos e atividades práticas. Após as analises conclui-se que os dois livros apresentam atividades que levam em conta a bagagem de conhecimentos do aluno, e ambos os livros possuem como base teórica a pedagogia sociocultural.



Texto completo: PDF