Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
A importância do Pibid na formação inicial docente
Isabella Noima Alves, Natalia Nassiff Braga, Rafael Nogueira Luz, Luis Américo Monteiro Junior

Última alteração: 2019-04-09

Resumo


Este artigo traz um recorte do trabalho de conclusão de curso intitulado “A Importância do Pibid na Formação Inicial Docente” e aborda a relevância das contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) na formação do aluno no âmbito do subprojeto de Matemática do IFSP – Caraguatatuba, na visão de três ex-alunos do curso de Licenciatura em Matemática que foram bolsistas do programa. O questionamento que direcionou o trabalho foi: o sentimento de incapacidade diante dos muitos desafios que o futuro professor vai enfrentar pode ser reduzido através das ações do Pibid? Nesse sentido trabalhamos com uma pesquisa qualitativa e apresentamos os resultados das entrevistas com os três ex-alunos destacando as concepções de matemática e de ensino de matemática para os ex-bolsistas, um pouco da prática docente dos participantes e a influência do programa para os mesmos. Os resultados das entrevistas apontam que, na visão dos entrevistados, a contribuição do Pibid se deu de maneira positiva, mesmo que em diferentes formas, seja na vivência, na reflexão da prática ou na segurança frente à sala de aula.

Texto completo: PDF