Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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Estudo da evasão no curso de fabricação mecânica do Instituto Federal de São Paulo – campus Catanduva
Denis César Mosconi, Claiton Eduardo Luizete, Everthon Silva Fonseca

Última alteração: 2019-04-09

Resumo


A evasão escolar, definida como a saída do aluno de seu curso sem tê-lo concluído, é um fator negativo frente ao progresso da educação. O presente estudo foi motivado pela crescente evasão no curso de Fabricação Mecânica do IFSP – Campus Catanduva. O objetivo foi analisar a dimensão da evasão por meio de dados obtidos da secretaria, coordenação e setor sociopedagógico. Verificou-se que há uma elevada taxa de evasão, especialmente nos primeiros módulos do curso. Os alunos com maior tendência a evadir são os que entraram através de sorteio das vagas remanescentes. Ações de combate à evasão têm sido implementadas pelos setores sociopedagógico e coordenação, entretanto sem alcançar o sucesso esperado, de forma que novas ações foram sugeridas, a fim de auxiliar na minimização do abandono do curso pelos alunos.

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