Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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Educação e ludicidade: Um olhar para novas metodologias
Silvania Gallo Andreazi, Leandro Aparecido de Souza, Michele Oliveira da Silva, Maria do Carmo Monteiro Kobayashi

Última alteração: 2019-04-05

Resumo


O estudo enfatizou a relação entre educação e ludicidade com vistas ao enriquecimento curricular. A dinâmica das atividades lúdicas no cenário escolar despertou reflexões sobre de que maneiras o ensino poderia ser aprimorado para tornar a aprendizagem algo mais prazeroso e significativo. O objetivo deste artigo foi identificar se os alunos do terceiro ano do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio identificavam atividades lúdicas no ambiente escolar, descrevendo-as. E se, na opinião deles, essas atividades contribuíram para o processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa caracterizou-se como de natureza qualitativa e descritiva. Os resultados indicaram que das dez disciplinas citadas pelos alunos, Matemática e Direito foram as que mais se destacaram. Observou-se ainda que, na percepção dos alunos, as atividades lúdicas não se resumem ao uso das tecnologias, mas sim à estratégia de ensino utilizada pelo professor e à sua capacidade de incorporá-las de forma orientada aos objetivos educacionais. A pesquisa demonstrou que é possível associar estratégias metodológicas lúdicas ao currículo escolar, estimulando um olhar diferenciado sobre o assunto e contribuindo, assim, para o planejamento de ações que favoreçam tanto o desenvolvimento pessoal, quanto o processo de ensino e aprendizagem.



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