Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Uso da realidade aumentada como apoio ao ensino básico e tecnológico.
Mariana de Morais Ribeiro Lião, Matheus Henrique Palinkas dos Santos, Lucas Mercedes Palomanes, Gabriel Bio Guerra, Marcelo Pereira Bergamaschi

Última alteração: 2019-04-05

Resumo


A realidade aumentada (RA) é uma tecnologia em constante evolução atualmente, e com este avanço surgem os estudos de diferentes aplicações desde recurso. Neste projeto visamos a aplicação da realidade aumentada em dispositivos móveis na educação básica e tecnológica. Atualmente a grande maioria dos alunos possui um smartphone em aula, aparelho que muitas vezes distrai a atenção do aluno na aula dificultando seu aprendizado. Com a aplicação de RA, os alunos usam seus smartphones para observarem em 3D as figuras planas de seu livro didático previamente catalogado, assim facilitando o entendimento de conteúdos que precisam de visualização espacial, como por exemplo: matemática, física, química ou desenho técnico.

Após a produção deste aplicativo que “traz vida” a um livro didático, passa-se para a segunda etapa, que é a aplicação prática do projeto. Disponibilizaremos o aplicativo para ser utilizado em algumas aulas e depois efetuar pesquisas e entrevistas com os usuários, tanto alunos quanto professores, a fim de obter dados da experiência e críticas para uma possível otimização.

Com estes resultados teríamos finalizado a ideia inicial do projeto, analisar a aplicação da realidade aumentada como apoio ao ensino. Em função desta análise e dos resultados finais, as conclusões serão devidamente fundamentadas e até mesmo a “motivação” para trabalhos futuros fica sendo evidenciada.


Texto completo: PDF