Última alteração: 2019-04-09
Resumo
O trabalho a ser apresentado diz respeito ao projeto de pesquisa elaborado para o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, cujo tema refere-se aos sentidos discentes e docentes sobre a saúde mental dos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Objetivou-se, com esta proposta, compreender os sentidos discentes e docentes sobre a saúde mental destes estudantes, a fim de construir, como produto educacional, uma formação continuada para professores, que aborde a temática da saúde mental discente no contexto da educação profissional e tecnológica. Para isso, optou-se por uma pesquisa intervenção participativa de abordagem quantiqualitativa, cujos instrumentos de coleta de dados são: questionário de vivências acadêmicas, inventário de saúde mental, questionário sobre saúde mental discente para os docentes, observação participante, análise de documentos institucionais e grupos focais. São descritos, neste trabalho, os resultados esperados para este processo de pesquisa, como o levantamento e compreensão dos sentidos discentes e docentes acerca da saúde mental dos alunos; a elaboração e aplicação do produto educacional; análise das possíveis relações estabelecidas pelos discentes entre o ambiente escolar, a estrutura curricular e a própria saúde mental. Espera-se com estes resultados fortalecer o espaço escolar como estratégico para a promoção da saúde mental discente e promover a construção de um ambiente educacional que favoreça o desenvolvimento saudável e pleno dos discentes. Os elementos abordados, neste trabalho, revelam a importância da construção e ressignificação de saberes voltados à promoção da saúde mental no contexto escolar da educação profissional e tecnológica.