Tamanho da fonte:
Integração Curricular pelas Histórias em Quadrinhos
Última alteração: 2019-04-09
Resumo
O objetivo da presente pesquisa é ampliar a discussão sobre as HQs na Educação Profissional e Tecnológico, analisando a viabilidade de integração curricular, no sentido de articulação entre conhecimentos técnicos/específicos e o conhecimento propedêutico, na perspectiva da politecnia. Para tanto, compõe a metodologia do estudo: aprofundamento do repertório teórico pautado nos fundamentos da educação profissional e tecnológica; acompanhamento dos Projetos de Ensino Explorando a Robótica como Ferramenta Educacional e Robótica Educacional: Construção de Ferramentas de Aprendizagem, do IFSP – São Carlos, enquanto campos nos quais podem se desenvolver a articulação entre conhecimentos técnicos e propedêuticos (informática, filosofia e arte), e o desenvolvimento e realização de uma sequência didática como produto educacional que se concretize na criação/construção das Histórias em Quadrinhos pelos estudantes participantes dos projetos de Robótica. As HQs, neste contexto, apresentam-se como recurso didático que viabilizam a discussão e integração de conteúdos específicos de forma crítica e lúdica. Para validar o produto educacional serão realizadas a análise das HQs produzidas pelos estudantes, questionários com os participantes e registros em diário de campo do acompanhamento dos Projetos de Robótica. Caso haja necessidade, as perguntas dos questionários serão retomadas como entrevistas semiestruturadas. Espera-se como resultado do desenvolvimento da sequência didática, produto educacional privilegiado neste estudo, que os estudantes reflitam sobre as contradições do mundo do trabalho e as contradições que envolvem a produção de tecnologia, provocados pelas discussões orientadas pelos docentes participantes da pesquisa, que representam áreas distintas: informática/robótica, arte e filosofia.
Texto completo:
PDF