Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Perfil e o interesse do aluno do primeiro ano do ensino médio em relação ao currículo da disciplina de física
Milla Cuervo Tarouco, Ivair Fernandes de Amorim

Última alteração: 2019-04-05

Resumo


O presente texto tem como objetivo apresentar considerações parciais sobre projeto de iniciação científica que se dedica a traçar um perfil do aluno do Primeiro ano do Ensino Médio e relacionar seus interesses com o currículo da disciplina de Física. Para obter os dados investiga-se as áreas de interesses dos alunos em suas atividades cotidianas através da aplicação de questionários na plataforma Google Docs com questões não diretamente relacionadas à física. Além disso, classifica-se os interesses dos alunos em três tipos (Interesses objetáveis; Interesses triviais; Interesses com potencialidade).  Apura os conteúdos essenciais para a disciplina de física e que não foram manifestos nos interesses dos alunos. Por fim, elabora sugestões de atividades que possam desenvolver os interesses potenciais dos alunos e que possam motivá-los para os estudos dos conteúdos essenciais da disciplina de física.


Texto completo: PDF