Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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Proposta de adequação de dois cursos técnicos da área de informática segundo a metodologia PBL
Evelyn Fernandes, Joice Barbosa Mendes, Cecília Pereira de Andrade, Pedro Augusto Pinheiro Fantinatti

Última alteração: 2019-04-05

Resumo


A educação fragmentada e estratificada com seu viés excludente e classificatório é a principal forma de aplicação na educação contemporânea. A educação inclusiva é um dos objetivos do IFSP. Objetiva-se, assim, a construção de uma metodologia de educação inclusiva que poderá ser aplicada nos cursos Técnico em Desenvolvimento de Sistemas e Técnico em Informática no Câmpus Campinas do IFSP. Com base em estudos dos principais conceitos relacionados à educação inclusiva, sobretudo a Aprendizagem Baseada em Problemas ou Projetos (PBL), de pensadores e pedagogos contemporâneos. Foram levantados conceitos e ideias que, desde o início do século XX,  contribuíram para a construção de uma educação inclusiva, que promove a liberdade e autonomia do aluno, além de relações livres e democráticas, incluindo a PBL. Apresentam-se os pensamentos principais de pensadores como Freinet, Montessori, Piaget, Vigotsky, Wallon, Gramsci, Foucault, Paulo Freire, Rubem Alves, Demerval Saviani, Emilia Ferreiro, José Carlos Libâneo e Cipriano Luckesi, entre outros. E, é apresentado, também, um diagnóstico da estrutura atual dos cursos Técnico em Desenvolvimento de Sistemas e Técnico em Informática do Câmpus Campinas; a partir do qual, será formulada a proposta de adequação para ambos segundo a metodologia PBL. A primeira conclusão deste trabalho é que a estrutura de ambos os cursos poderá ser construída em uma mesma base que, aliás, deverá ser muito semelhante à da proposta de adequação para o curso de Tecnologia e Análise de Sistemas (TADS), realizada em 2018.


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