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Reflexões sobre a formação e o papel social de gestores
Última alteração: 2019-04-09
Resumo
Este trabalho apresenta uma pesquisa documental que teve por objetivo avaliar conteúdos programáticos de disciplinas cujos temas referem-se a direitos humanos e minorias, constantes nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de graduação, especificamente, de Administração e de Tecnologias em Gestão, ambos pertencentes a Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) do estado de São Paulo. A partir da observação das dificuldades enfrentadas por estudantes e pesquisadores inseridos na vida acadêmica em se posicionar frente a situações atípicas em relação a grupos minoritários dentro de uma organização, verificou-se a necessidade da produção e publicação deste trabalho. Para tanto, foram avaliados 16 Projetos Pedagógicos de Cursos de oito Instituições Públicas de Ensino Superior. A pesquisa apresentada uma abordagem acerca dos temas minorias, direitos humanos, diversidade étnica, diversidade de gênero, diversidade sexual e sua presença nos conteúdos programáticos dos cursos. Discute ainda a formação de futuros gestores, qual o papel social que devem desempenhar e como esses temas podem contribuir para esses propósitos. Como resultado, observou-se que menos da metade dos PPCs avaliados possuíam disciplinas que abordassem os temas considerados, de maneira a contribuir para a formação de futuros gestores para que sejam aptos a lidar com as diferenças sociais e com políticas de equidade na tomada de decisão.
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