Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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O Proeja no IFSP e uma perspectiva para o Câmpus São Paulo Pirituba
Claudia Almerindo de Souza Oliveira

Última alteração: 2019-04-09

Resumo


A pesquisa traz como recorte temático a qualificação profissional de adultos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, no contexto do Proeja, e proposta de implantação no campus São Paulo Pirituba. A metodologia aplicada nesta pesquisa é bibliográfica, com o objetivo de colher informações a respeito de um problema, de forma qualitativa, utilizando o estudo de caso como referencial. Pelos dados analisados nos anos de 2006 a 2014, percebe-se que, apesar da demanda, a procura pela modalidade Proeja é baixa, na ordem de menos 1 candidato por vaga, e as reclamações dos alunos são grandes, como por exemplo falta de flexibilidade, reprodução dos currículos da escola regular baseados no ensino de crianças e jovens, sendo desconsideradas questões importantes como o trabalho, suas responsabilidades familiares, etc. Para minimizar essas questões, o IFSP -  câmpus São Paulo Pirituba pretende implantar um Proeja em administração, baseado no modelo do Cieja, com módulos bimestrais, onde o aluno possa entrar em qualquer período do curso. O olhar do professor para esse aluno se dará de forma qualitativa e o discente será observado pelo professor como pessoa única e não baseado em suas expectativas. Pretende-se uma maior proximidade docente-discente, uma visão realística do aprendizado do jovem adulto sem o rigor dos currículos tradicionais

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