Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
A influência da elaboração do design instrucional e seus recursos nos cursos em EaD no grau de aproveitamento dos educandos
Gislany Gomes Ferreira

Última alteração: 2019-04-05

Resumo


Este artigo tem por objetivo tratar da questão da influência da elaboração do design instrucional e seus recursos nos cursos em EaD no grau de aproveitamento dos educandos. Justifica-se a pesquisa na hipótese de que a forma como é produzido o design instrucional de um curso a distância exerce um papel de fundamental importância na intensidade de aproveitamento do cursista, uma vez que, por intermédio dele é que se estabelece o plano geral do curso, quais atividades serão aplicadas, analisa quais ferramentas serão necessárias, quais avaliações devem ser incluídas no curso, dentre outras tarefas. Tendo em vista a distância física entre professor e aluno, necessário se faz que haja uma metodologia educacional que possa atender, de forma satisfatória, aos anseios dos educandos. A problemática da pesquisa baseou-se em se compreender se o planejamento de cursos a distância, notadamente, o seu design instrucional, possui o condão de influenciar a forma de aprendizagem. Por isso, o presente artigo, cuja metodologia consistiu no estudo das teorias que sustentam a implantação de um curso web e sua aplicação, contemplando as fases de elaboração, implantação, gerenciamento e avaliação e a pesquisa bibliográfica em livros, sites especializados em artigos acadêmicos, visou a analisar como o design instrucional de cursos a distância poderia ser o responsável para que ocorresse um aprendizado mais eficaz entre os sujeitos envolvidos no processo de ensino aprendizagem. Como resultado, entendeu-se que a forma como um curso na modalidade a distância é elaborado, os recursos utilizados para se atender aos diversos estilos de aprendizagem, bem como a diversidade de atividades, influencia no aproveitamento do aluno que faz um curso na modalidade EaD.

Texto completo: Sem título