Última alteração: 2019-04-05
Resumo
Esta pesquisa tem como foco a análise de livros didáticos (LD) de Língua Portuguesa, voltados para o Ensino Médio (do 1º ao 3º ano) no que se refere ao conteúdo sintático de formas de classificação do sujeito, principalmente o que a Gramática Tradicional nomeia como sujeito indeterminado. Busca-se verificar de que forma tais conceitos são apresentados, se de forma tradicional (com base unicamente na gramática tradicional normativa) ou inovadora (utilizando conceitos mais descritivistas ou problematizando conceitos tradicionais), bem como analisar os exercícios propostos. Temos como hipótese para este trabalho que, com o PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) e os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), o LD já tenha incorporado formas mais inovadoras de abordar a sintaxe. Cabe salientar que o LD ainda tem um papel de grande importância na sala de aula, por isso a relevância de voltar-se a ele para pesquisas acadêmicas. Este projeto liga-se ao grupo de pesquisa “Descrição do Português do Brasil”, certificado pelo CNPq e vinculado ao IFSP.