Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Jogos e Brincadeiras da cultura quilombola nas aulas de Educa??o F?sica no Ensino M?dio: experi?ncias a partir de um projeto de ensino do IFSP
Stefany Franca Peixoto, Bruna Agra Melo, Ana Clara de Souza Siqueira, Daniel Teixeira Maldonado

Última alteração: 2019-04-05

Resumo


Esse estudo possui como objetivo relatar uma experi?ncia pedag?gica sobre jogos e brincadeiras de uma comunidade quilombola nas aulas de Educa??o F?sica no Ensino M?dio. O professor de Educa??o F?sica de uma turma do 3? ano desse ciclo de escolariza??o que leciona no Instituto Federal de S?o Paulo e tr?s alunas que participam de um projeto de ensino sobre a valoriza??o da cultura pelos jogos e brincadeiras na mesma escola e s?o orientadas por esse docente, convidaram algumas pessoas que residem em uma comunidade quilombola para realizar uma oficina com os/as estudantes. Durante essa viv?ncia, os/as jovens aprenderam sobre a hist?ria dessa comunidade quilombola, as lutas pela manuten??o das terras, a cultura e alguns jogos e brincadeiras que s?o realizados pelas crian?as do quilombo. Quando a oficina foi finalizada, os/as alunos/as passaram a compreender e valorizar as comunidades quilombolas, al?m de compreenderem que os jogos e as brincadeiras podem ser considerados como um patrim?nio cultural da humanidade.

Texto completo: PDF