Linhas Temáticas - IV CONEPT

Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional (EJA)

Letramento; Formação Inicial e Continuada de Educadores de Jovens e Adultos; Políticas públicas para a Educação Profissional de Jovens e Adultos; Práticas Pedagógicas; Educação do Campo; Economia Solidária; Qualificação Profissional de trabalhadores; Identidades e trajetórias do estudante da EJA; Educação Popular; EJA e movimentos sociais; Diversidade e EJA.

 

Formação Inicial e Continuada de Professores (FP)

Projetos e práticas de formação inicial e continuada de professores; Experiências de aprimoramento da prática profissional docente no espaço escolar; Estágio Supervisionado nas Licenciaturas; Pesquisas e estudos sobre a profissão docente; Propostas curriculares e materiais pedagógicos no ensino e na formação de professores; Pesquisa, reflexões e experiências sobre avaliação no contexto da formação de professores; Possibilidades e experiências de parcerias interinstitucionais objetivando a formação inicial e continuada; PIBID; Mestrados Profissionais.

 

Ações Inclusivas (AC)

Políticas Públicas de Educação inclusiva; Educação Especial e processos Inclusivos; Políticas de ações afirmativas; Análise dos fundamentos sobre os quais se assentam as ações efetivas de educação inclusiva em seus aspectos teóricos e práticos; Práticas Inclusivas nas Escolas.

 

Políticas de Acesso e Permanência (PAP)

Acesso, permanência e conclusão nos cursos de educação superior e formação profissional; Perfil socioeconômico e características dos estudantes; Implantação e avaliação de sistemas de reserva de vagas mediante critérios étnico-raciais e de renda per capita familiar; Avaliação e estudos sobre programas e políticas de Assistência Estudantil; Estudos sobre a evasão escolar; ações qualitativas da educação profissional.

 

Educação a Distância (EaD)

Definições, perspectiva histórica e abordagens didático-filosóficas; Gestão; Trabalho docente; Estratégias de ensino e aprendizagem; Tecnologia e ações inovadoras; Políticas e estratégias; Processos avaliativos.

 

Ações Sociopedagógicas (ASP)

Apresentação de estudos, pesquisas, projetos e práticas sobre as ações do Serviço Sociopedagógico em instituições de ensino; Atuação multiprofissional e a especificidade do trabalho dos profissionais envolvidos; Experiências de natureza pedagógica e social: acolhimento, atendimento e acompanhamento acadêmico dos estudantes; Relatos de práticas de estudos, projetos de apoio ao processo de ensino e aprendizagem, orientação de estudos, orientação profissional/vocacional, palestras educativas, eventos artísticos e/ou esportivos, dentre outras; Pesquisas, reflexões e experiências sobre avaliação.

 

Ensino e Aprendizagem (EA)

Estratégias de ensino voltadas para a educação profissional e tecnológica; Estratégias de mobilização e participação dos estudantes na exploração de conteúdos; Ensino por Investigação; Experimentação; Aspectos sociais, cognitivos e afetivos no ensino profissionalizante; Ambientes de aprendizagem; Aprendizagem colaborativa; Avaliação; Educação em Espaços não Formais.

 

Informação, Tecnologia e Sociedade (ITS)

Promoção e práticas de leitura em unidades de informação; Competência informacional; Comportamento informacional; Mediação da informação em unidades de informação; Atividades culturais em unidades de informação; Aspectos Sociais e Culturais das Tecnologias em Informação; Uso estratégico das tecnologias em ambientes informacionais.

 

Tecnologia Educacional (TE)

Ferramentas tecnológicas educacionais; Blended Learnigng: combinação entre aprendizagem presencial e virtual de Ensino; diretrizes para o uso das tecnologias educacionais; utilização de aplicativos de software livre; Comunicação, Expressão e Internet (CEI); utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC); inclusão tecnológica na educação.

 

História da Ciência e Tecnologia (HCT)

Espaço aberto ao debate sobre o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Ocidente (incluso o Brasil) e no Oriente, passando pelo desenvolvimento destas na Antiguidade, na Idade Média, na Idade Moderna e na contemporaneidade. Temas que abordem a concepções de ciência e tecnologia ao longo da história e a reflexão dos processos criativos e as finalidades da ciência e tecnologia permearão a abordagem dos conteúdos. Estudos específicos sobre história da ciência e tecnologia aplicadas aos meios econômicos (indústria, agricultura, comércio e sistemas financeiros), midiáticos, militares, medicinais, comunicacionais, entre outros.

 

Educação Alimentar e Nutricional (EAN)

O quadro atual de prevalência de sobrepeso/obesidade entre os adolescentes constitui um dos grandes desafios para a Saúde Pública e evidencia a necessidade de intervenções nutricionais que estimulem a incorporação de hábitos mais saudáveis e, consequentemente, minimizem a exposição dos adolescentes à obesidade. Atuamos em um dos ambientes mais propícios o desenvolvimento de ações que visam à promoção da saúde por meio da alimentação: a escola. Por isso, gostaríamos muito de conhecer e divulgar as atividades que os câmpus já realizam nesse sentido. Essa linha objetiva divulgar toda e qualquer estratégia de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) em desenvolvimento nos câmpus relacionada à prática de hábitos alimentares saudáveis: Atividades voltadas ao estímulo da educação alimentar, a prática de atividade física e ao aproveitamento integral dos alimentos; Projetos de vivência em hortas comunitárias e compostagens; Desenvolvimento de novos produtos visando sustentabilidade social, ambiental, econômica e a saúde; Discussão de temas relacionados à EAN em sala de aula, compondo disciplinas do currículo escolar.