Conferências do IFSP, v. 3 (2017): III Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA
Dante Ghirardello, Tiago Custódio da Cruz, Selma Aparecida Romano Costa, Allan Victor Ribeiro

Última alteração: 2017-10-03

Resumo


A ausência de um viés tecnológico e metodologias ativas voltadas ao ensino da Física faz com que diversos alunos não se identifiquem com as ciências naturais e se questionem, se realmente é importante aprender sobre tal ciência. Tal problemática apresenta um plano de fundo para uma educação descontextualizada e que não corrobora para o letramento científico pautado no cotidiano do estudante. A abordagem de temas atuais, tais como conceitos relacionados com a Física Moderna e Contemporânea e a Nanociência e Nanotecnologia se traduzem como um caminho profícuo para um ensino de Física dinâmico, motivador e contemporâneo. Assim, o objetivo central deste trabalho consiste em avaliar o uso de mapas conceituais como ferramenta de ensino-aprendizagem estruturante do pensamento e como instrumento avaliativo no ensino da Física Moderna e da Nanociência. O mapa conceitual, utilizado na avaliação, mostrou ser uma importante ferramenta para auxílio do professor, trazendo informações valiosas sobre a compreensão dos alunos. Tal pesquisa apresenta resultados profícuos quanto a necessidade da utilização de um pluralismo metodológico, considerando a heterogeneidade de uma sala, e o quão o ensino de conceitos de ciência contemporânea podem tornar o aprendizado interessante e significativo.

Palavras-chave


Física Moderna e Contemporânea; Nanociência e Nanotecnologia; Mapa Conceitual; Pluralismo Metodológico.