Conferências do IFSP, v. 3 (2017): III Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Ensino de Estruturas de Dados com o Desenvolvimento de Jogos Digitais
Geiza Caruline Costa, Josivan Pereira Silva

Última alteração: 2017-09-29

Resumo


O uso de jogos digitais na educação pode trazer benefícios como a promoção do engajamento dos alunos e melhoria na aprendizagem. Este tipo de software pode estar presente nas aulas de várias maneiras e para públicos distintos, seja como uma forma contato com um novo conceito, ou mesmo para que os alunos desenvolvam seus próprios jogos. Este trabalho contempla um relato de experiência sob a perspectiva docente, com duas turmas de graduação tecnológica na área de computação, sendo os cursos superiores em Jogos Digitais e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Após a seleção da temática, e outras atividades por parte dos docentes - como a implementação dos jogos, e testes para verificar a viabilidade da proposta -, foi solicitado aos alunos que desenvolvessem aplicações dos conceitos de Estruturas de Dados em forma de jogos digitais. Foi observado que esta experiência contribuiu para a aprendizagem baseada na resolução de problemas.

Palavras-chave


Estruturas de dados; Jogos digitais

Texto completo: PDF