Última alteração: 2017-10-02
Resumo
O ensino de Biologia Celular constitui um dos conteúdos do Ensino Médio de Biologia que mais requer a elaboração de material didático, já que emprega conceitos bastante abstratos e trabalha com aspectos microscópicos. Os mapas conceituais foram propostos na década de 80 como uma ferramenta para instrumentalizar a aprendizagem significativa, resultando na aquisição de novas informações mediantes esforço deliberado pelo aprendiz. Os mapas podem ser feitos em papel ou em forma digital. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi relatar o olhar do discente de Licenciatura em Ciências Biológicas, em relação a esta metodologia aplicada por uma professora de Biologia Celular. Durante este período, os alunos, individualmente, deveriam criar um único mapa conceitual, em cartolina, envolvendo todo o conhecimento apresentado durante as aulas expositivas dialogadas, aulas práticas e aulas práticas pedagógicas. O método de ensino foi bem aceito pela maioria dos alunos, proporcionando uma visão globalizada do conteúdo, fragmentado por motivos didáticos, que foi lecionado pela docente.