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Uma proposta de ensino por meio de problematização, em virtude da formação de professores, desenvolvida por participantes do projeto PIBID
Última alteração: 2017-10-26
Resumo
Este trabalho foi desenvolvido por um grupo de alunas do curso de Licenciatura em Química do IFSP - Campus Sertãozinho, participantes do Projeto "Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência" (PIBID), com o objetivo de incentivar e complementar a formação à docência dos participantes. Com esse objetivo, a metodologia de Ensino por Problematização foi utilizada, visando obter melhores resultados de aprendizado, posto que a abordagem utilizada durante décadas pelas escolas apresenta-se cada vez mais arcaica e inadequada, devido aos baixos índices de aprendizado dos alunos, e assim a Ensino por Problematização constitui uma metodologia alternativa a ser utilizada durante o processo de ensino e aprendizagem e portanto, propõem-se métodos mais didáticos e menos mecânicos, para que os docentes consigam obter o máximo de aproveitamento do conteúdo a ser aplicado. Sendo assim, foi abordado um conteúdo de Química Ambiental a partir da problematização de uma situação do cotidiano para que, posteriormente, o problema em discussão fosse resolvido pelos alunos, com base em seus conhecimentos prévios e teóricos do assunto e em seguida a complementação do mesmo por meio de experimentação.
Palavras-chave
eletrofloculação. pibid. problematização. química ambiental