Conferências do IFSP, v. 3 (2017): III Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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Uma proposta de ensino por meio de problematização, em virtude da formação de professores, desenvolvida por participantes do projeto PIBID
Raíssa Francine Alves, Lívia Ganaqui, Márcio José dos Reis, Daniela Manfrim Oliveira

Última alteração: 2017-10-26

Resumo


Este trabalho foi desenvolvido por um grupo de alunas do curso de Licenciatura em Química do IFSP - Campus Sertãozinho, participantes do Projeto "Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência" (PIBID), com o objetivo de incentivar e complementar a formação à docência dos participantes. Com esse objetivo, a metodologia de Ensino por Problematização foi utilizada, visando obter melhores resultados de aprendizado, posto que a abordagem utilizada durante décadas pelas escolas apresenta-se cada vez mais arcaica e inadequada, devido aos baixos índices de aprendizado dos alunos, e assim a Ensino por Problematização constitui uma metodologia alternativa a ser utilizada durante o processo de ensino e aprendizagem e portanto, propõem-se métodos mais didáticos e menos mecânicos, para que os docentes consigam obter o máximo de aproveitamento do conteúdo a ser aplicado. Sendo assim, foi abordado um conteúdo de Química Ambiental a partir da problematização de uma situação do cotidiano para que, posteriormente, o problema em discussão fosse resolvido pelos alunos, com base em seus conhecimentos prévios e teóricos do assunto e em seguida a complementação do mesmo por meio de experimentação.

Palavras-chave


eletrofloculação. pibid. problematização. química ambiental