Conferências do IFSP, v. 3 (2017): III Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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Adequação do curso de TADS do Câmpus Campinas segundo a metodologia PBL: primeiras impressões
André Jonas da Silva, Pedro Augusto Pinheiro Fantinatti

Última alteração: 2017-11-02

Resumo


A partir da constatação da necessidade de adoção de um novo paradigma para elaboração depropostas efetivas de ensino centrado nos alunos, foi realizado um estudo da metodologia PBL(Aprendizagem Baseada em Projetos ou Problemas), a qual promove uma Educação inclusiva, odesenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico. Considerou-se que o processo de mudança deparadigma passa por reflexões, estudos e hipóteses. Foram considerados exemplos e experiências deinstituições de ensino que já utilizam a metodologia PBL. O objetivo foi realizar um diagnósticoinicial e uma proposta preliminar de estruturação do curso de Tecnologia em Análise eDesenvolvimento de Sistemas (TADS) do Câmpus Campinas do IFSP, a partir da metodologia PBL.Foi feita uma revisão bibliográfica básica a fim de entender os conceitos e fundamentos da aplicaçãoda PBL. Foi elaborado um diagnóstico do curso a partir de seu PPP (Projeto Político Pedagógico). Osresultados indicam, em tempo (horas), a aplicação das áreas do conhecimento principais e auxiliaresna formação dos alunos. Apresentam-se, também, as reflexões a respeito da adequação curricular porprojetos. Por fim como as apresentadas neste trabalho. Espera-se que esta proposta fomente outrosestudos e, principalmente, a aplicação prática da metodologia PBL no IFSP.

Palavras-chave


aprendizagem baseada em projetos ou problemas; educação inclusiva; ensino-aprendizagem; pbl; tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas