Conferências do IFSP, v. 3 (2017): III Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Peças Teatrais como Ferramenta Lúdica no Ensino de Informática Para Alunos do Ensino Médio
Charles Tim Batista Garrocho, Feliza Paloma Santos

Última alteração: 2017-10-02

Resumo


Atualmente ensinar informática vem sendo um desafio constante enfrentado pelos professores, e uma das razões está relacionado com a desmotivação e o desinteresse dos alunos por esta ciência. Uma tentativa de superar a “apatia” pela informática e promover um ensino significativo é a diversificação no uso dos recursos didáticos. Neste estudo, utilizaram-se mediadores do processo ensino-aprendizagem, tais como o teatro, objetivando superar o ensino tradicional de informática. Para tanto, as metodologias utilizadas como fonte de intervenção, foram para educandos de uma turma de segundo ano do curso técnico em informática integrado ao ensino médio. Os resultados foram analisados através de questionários aplicados aos alunos, nos quais mostraram que houve uma melhoria expressiva no rendimento de aprendizagem, e também de interesse e asiedade. Pôde-se constatar que as dificuldades em aprender assuntos voltados para informática puderam ser superadas pela inserção da metodologia alternativa.


Palavras-chave


Ensino de Informática. Formas alternativas de ensino. Lúdico. Teatro.