Conferências do IFSP, v. 3 (2017): III Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Da sala de aula ao blog: as novas tecnologias e o ensino-aprendizagem da língua espanhola
Sthefany Camargo HOYOS, ELAINE APARECIDA C HOYOS

Última alteração: 2017-12-04

Resumo


As novas tecnologias têm sido muito utilizadas no âmbito educacional devido às diversas possibilidades de apoio ao ensino que oferecem. Nesse sentido, pretendemos descrever como o blog, uma ferramenta tecnológica com grande popularidade entre os docentes, foi utilizada no ensino-aprendizagem de espanhol no IFSP-campus Avaré. O Blog Ifespañol foi criado em 2015 e mostrou-se ser uma ótima opção metodológica ao oferecer um novo ambiente de aprendizagem que ultrapassa os limites da sala de aula, além de ser um instrumento de interdisciplinaridade por disponibilizar meios para se trabalhar assuntos de natureza diversa. Para a manutenção do blog, fizemos uma programação de procurar realizar publicações semanais, cujos conteúdos foram selecionados a partir das dificuldades apresentadas pelos alunos na sala de aula e priorizaram os interesses desses, com o intuito também de fomentar a leitura em língua estrangeira entre os estudantes. Pudemos concluir com esse trabalho com o blog atingiu seus objetivos principais no sentido de propiciar um suporte pedagógico que oferecesse matérias com temas diversificados e relacionados aos diferentes países que têm o espanhol como língua oficial, e que, de certo modo, conseguimos fomentar a leitura em língua espanhola e ampliar o conhecimento dos visitantes com relação à cultura hispânica. Também pudemos observar que atingimos um público maior do que o esperado que envolveu internautas do próprio instituto e da comunidade externa, inclusive de outros países.

Palavras-chave


blog; ensino-aprendizagem; língua espanhola; professor-aluno; tecnologia da informação.