Conferências do IFSP, v. 3 (2017): III Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
A literatura como interpretação do mundo: em busca do prazer literário entre adolescentes
Rafaela Tôro, Willian Eduardo Righini de Souza, Gabriela Cristina Monteiro de Moura

Última alteração: 2017-10-04

Resumo


Pretendeu-se criar um grupo de leitura com alunos do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Câmpus Itapetininga com o objetivo de discutir obras literárias em diferentes perspectivas: estética, linguística, histórica e sociológica. Além disso, propôs-se produzir uma releitura de cada obra discutida nos encontros realizados entre os alunos e os mediadores, publicando-a em um blogue desenvolvido pela bolsista do projeto. Os alunos se expressaram tanto oralmente, em encontros presenciais, como por escrito, por meio de redes sociais e autoavaliações. Como resultado, buscou incentivar o hábito de leitura entre os alunos e aperfeiçoar suas habilidades de leitura e escrita, contribuindo para um melhor desempenho em todas as disciplinas do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio que envolvem leitura, interpretação e argumentação.

 


Palavras-chave


leitura. mediação da informação. estudos literários. literatura.