Conferências do IFSP, v. 3 (2017): III Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
A experimentação no Ensino de Ciências: uma proposta baseada no ensino por investigação para as aulas de laboratório de Física
Lara Cardoso Nunes, Maria Carolina Carvalho Rodrigues, Alex Lino, Larissa Siqueira Vieira Nogueira, Luara Silva Santos

Última alteração: 2017-10-27

Resumo


Com a finalidade em um ensino de Física mais relacionado ao mundo vivenciado pelos estudantes, significativo e questionador, o projeto se propõe na elaboração, aplicação e avaliação de estratégias de ensino para aulas de laboratórios de Física baseado em um processo de investigação. É consenso entre pesquisadores, professores e estudantes que as abordagens tradicionais de laboratório de Física trazem pouca contribuição para a aprendizagem, consequência de uma metodologia que está vinculada a um processo mecânico e simplesmente à repetição da experiência; desta forma, testemunhamos a exclusão do questionamento e racionalização sobre o fenômeno em estudo. Para modificar essa situação, temos como objetivo a projeção de atividades experimentais para os laboratórios de Física que visam o ensino por investigação, e ainda, que garantam a interdisciplinaridade entre as disciplinas teóricas e práticas. Mais que a elaboração de roteiros experimentais fundamentados no ensino por investigação, o projeto pretende investigar, avaliar e divulgar a metodologia desenvolvida e utilizar materiais de baixo custo para a confecção das atividades. Neste trabalho apresentamos uma proposta de ensino por investigação para uma aula de laboratório para o curso de Licenciatura em Física, na disciplina de Projetos Experimentais para o Ensino de Mecânica, relacionada ao estudo da influência da massa no movimento de um corpo.

Palavras-chave


ensino por investigação; interdisciplinaridade; laboratório de física