Tamanho da fonte:
A experimentação no Ensino de Ciências: uma proposta baseada no ensino por investigação para as aulas de laboratório de Física
Última alteração: 2017-10-27
Resumo
Com a finalidade em um ensino de Física mais relacionado ao mundo vivenciado pelos estudantes, significativo e questionador, o projeto se propõe na elaboração, aplicação e avaliação de estratégias de ensino para aulas de laboratórios de Física baseado em um processo de investigação. É consenso entre pesquisadores, professores e estudantes que as abordagens tradicionais de laboratório de Física trazem pouca contribuição para a aprendizagem, consequência de uma metodologia que está vinculada a um processo mecânico e simplesmente à repetição da experiência; desta forma, testemunhamos a exclusão do questionamento e racionalização sobre o fenômeno em estudo. Para modificar essa situação, temos como objetivo a projeção de atividades experimentais para os laboratórios de Física que visam o ensino por investigação, e ainda, que garantam a interdisciplinaridade entre as disciplinas teóricas e práticas. Mais que a elaboração de roteiros experimentais fundamentados no ensino por investigação, o projeto pretende investigar, avaliar e divulgar a metodologia desenvolvida e utilizar materiais de baixo custo para a confecção das atividades. Neste trabalho apresentamos uma proposta de ensino por investigação para uma aula de laboratório para o curso de Licenciatura em Física, na disciplina de Projetos Experimentais para o Ensino de Mecânica, relacionada ao estudo da influência da massa no movimento de um corpo.
Palavras-chave
ensino por investigação; interdisciplinaridade; laboratório de física