Conferências do IFSP, 11º CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSP

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ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA ACERCA DO ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE QUÍMICA
Giovanna Liparelli Fernandes, Helena Ravaglia Ferreira, Jeniffer Cristina Pereira, Marcilene Cristina Gomes

Última alteração: 2020-11-16

Resumo


O estudo bibliométrico se baseia no método quantitativo de pesquisa e oferece de maneira eficaz a análise de produções intelectuais visando-se traçar o perfil e suas tendências, além de evidenciar áreas temáticas. Dessa forma, ele pode ser aplicado no estudo de caso envolto do ensino de química e a área da educação, analisando-se fatores como eficiência, rendimento e avaliação da aplicação em relação a resposta dos alunos. O estudo de caso se baseia na investigação empírica e compreende um método abrangente, com a lógica do planejamento, da coleta e da análise de dados. Sendo assim, o presente trabalho busca apresentar os dados obtidos pela plataforma “Web of Science” nos anos de 2017-2020 com o auxílio da “Planilha para Apoio ao Estudo Bibliométrico - Workbookque forneceu o refinamento dos dados por meio de gráficos e tabelas. Dessa forma, pôde-se obter dados quantitativos para definir que a aplicação do estudo de caso na área educacional está defasado, seja em artigos, periódicos ou outras plataformas, ainda que seja uma ferramenta de suma importância para uma investigação profunda.


Palavras-chave


Bibliometria; Estudo de Caso; Ensino de Química; Educação; Dados Quantitativos;

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