Tamanho da fonte:
O uso de plataformas on-line para aprendizagem de idiomas (inglês):uma análise qualitativa
Última alteração: 2020-11-16
Resumo
O uso da tecnologia se efetiva como uma das principais ferramentas de informação, comunicação e inserção e não seria diferente seu papel no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa (LI). Ademais, reconhecemos que o acesso à internet possibilita que o aprendizado não se limite à sala de aula a partir do crescente número de aplicativos ou websites que se autodeclaram ferramentas de aprendizagem. Dessa forma, a pesquisa que orienta esta apresentação visa mapear e avaliar os autodeclarados cursos de língua inglesa gratuitos, tanto na forma de aplicativos ou websites, considerando critérios como o desenvolvimento das quatro habilidades (produção e compreensão oral e produção e compreensão escrita), explicações gramaticais, exercícios de tradução para língua materna (L1) ou língua estrangeira (L2); conteúdo significativo; correção orientada das produções, visto que compreendemos que tais critérios são fundamentais para a aprendizagem de uma língua estrangeira. Com base na análise desses cursos pretendemos subsidiar discussões acerca do uso de plataformas de ensino de línguas visando contribuir para discussões acerca do aprendizado de línguas por meio do uso de tecnologia.
Palavras-chave
ensino-aprendizagem; língua inglesa; aplicativos móveis.
Texto completo:
PDF