Conferências do IFSP, 11º CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSP

Tamanho da fonte: 
Desenvolvimento e caracterização termomecânica de concretos refratários, com e sem cimento, à base de carbeto de silício, com e sem fibras de carbono para aplicações em indústrias de transformação.
thiago devita dos santos

Última alteração: 2020-11-15

Resumo


O desenvolvimento de concretos refratários com ultrabaixo e sem cimento, são de grande interesse para aplicações na indústria siderúrgica e fundições em geral. Tais produtos contêm carbeto de silício como material agregado, possuem alta resistência ao choque térmico e baixa molhabilidade para a maioria dos metais em altas temperaturas.

Os produtos feitos de concretos refratários podem ser moldados em várias formas, formando tijolos, cadinhos refratários e fundidos no local, sem a necessidade de queima em altas temperaturas.

Produtos fabricados com carbeto de silício utilizam como materiais aglutinantes, silício metálico e ferro silício que formam ligas com nitrogênio - que faz parte da atmosfera do forno onde eles estão sendo fabricados - dando origem a refratários ligados a nitretos para uso em equipamentos de temperatura e atmosferas oxidantes.

Os produtos desenvolvidos foram baseados na fabricação de concretos de alto desempenho, contendo alumina, sílica, carboneto de silício e fibras curtas de carbono, na matriz.

Com os procedimentos e formulações adotadas, ocorreram reações na matriz de alumina, sílica, carbeto e fibras de carbono, formando um esqueleto cerâmico com de reforço de fibras de carbono.

Esses materiais foram queimados em atmosferas redutoras para facilitar o desenvolvimento de fases in situ. As composições foram caracterizadas através de ensaios mecânicos de resistência à flexão, compressão e testes de módulo de elasticidade a quente.


Texto completo: PDF