Conferências do IFSP, 11º CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSP

Tamanho da fonte: 
BNCC E REFORMA DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DO PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO DOS CURSOS DE LICENCIATURA NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO IFSP
Guilherme Henrique Inocêncio, Ana Carla Dantas Midões

Última alteração: 2020-11-16

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo analisar o Perfil Profissional do Egresso no Projeto Pedagógico de Curso das Licenciaturas na Área de Ciências da Natureza (Biologia, Ciências Naturais – Habilitação em Física e Habilitação em Química –, Física e Química) do IFSP, visando comparar as principais competências profissionais apontadas com as competências docentes exigidas pelos documentos normativos da Base Nacional Comum Curricular e da Reforma do Ensino Médio, bem como a carga horária dos componentes curriculares específicos da área dos cursos analisados e dos componentes curriculares pedagógicos. O trabalho tem sua importância assentada no cenário da formação de professores diante do atual contexto de mudanças na sistematização da Educação Brasileira promovidas pelas novas reformas educacionais. Verificou-se que a grande maioria dos Perfis Profissionais do Egresso se enquadram no perfil docente exigido pela BNCC (mesmo os PPCs sendo criados antes da reforma), porém, não há qualquer indício de que o futuro professor conseguirá desenvolver a pauta do Projeto de Vida dos estudantes estipulado pela BNCC.

Palavras-chave


Base Nacional Comum Curricular; formação de professores; educação; reformas educacionais; Instituto Federal

Texto completo: PDF