Conferências do IFSP, 11º CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSP

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Lógica de programação é bicho de sete cabeças? Scratch como introdução ao raciocínio lógico-dedutivo
Jhuliane Beatriz Spineli, Josi Carolina da Silva Leme, Fabriciu Alarcão Veiga Benini

Última alteração: 2020-11-17

Resumo


O uso de jogos lógico-dedutivos para os anos iniciais do Ensino Fundamental é um grande aliado pedagógico nas diferentes áreas do conhecimento, no entanto é um grande desafio docente no que cerne sua programação em concordância com os objetivos de ensino e aprendizagem. Pensando nesta problemática, o presente trabalho propõe descrever um modelo básico de jogo lógico-dedutivo envolvendo contos de fadas, de forma lúdica, que servirá como base para outros jogos com os mais diversos temas, conteúdos e áreas do conhecimento, tendo por objetivo estimular o desenvolvimento do raciocínio-lógico em crianças a partir de 6 anos, usando um ambiente virtual de aprendizagem agradável e acessível a elas. O meio usado para isso é a implementação de um jogo através do sistema de programação do Scratch (https://scratch.mit.edu/projects). No protótipo do jogo elaborado neste projeto, com o tema Contos de Fadas, as dicas que a criança deverá seguir a levará a apenas uma resposta, tendo que pensar nas dicas de personagens antes de tomar a decisão final, para que possa chegar ao resultado correto e único, o título da história. A partir da descrição da elaboração do protótipo do jogo, busca-se facilitar a variação de temas a fim de corresponder aos objetivos específicos de cada fase.



Palavras-chave


Formação Docente; Lúdico; Anos Iniciais; Inserção no ambiente digital;

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