Conferências do IFSP, 11º CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSP

Tamanho da fonte: 
A ARGUMENTATIVIDADE DOS ELEMENTOS COESIVOS NA REDAÇÃO DO ENEM
Jonas Soares

Última alteração: 2020-11-16

Resumo


Este trabalho analisa as características do texto dissertativo-argumentativo, gênero textual exigido no Enem e nos principais vestibulares do país. A dissertação define-se como um texto em que o aluno se posiciona sobre um tema, apresentando argumentos convincentes para defesa de seu pontode-vista. Na construção de uma redação nota máxima, o candidato deve usar corretamente e de modo diversificado uma ampla gama de recursos coesivos. Esses recursos coesivos usados na inserção e retomada dos objetos discursivos no texto dissertativo não são neutros; ao contrário, são usados argumentativamente em prol da defesa do projeto de texto do candidato. A dinâmica de inserção e retomada de referentes no texto forma cadeias anafóricas que desempenham diversas funções discursivas e contribuem para a construção da textualidade (recategorização dos referentes; explicação de termos; organização textual e sumarização de segmentos textuais). Para compreender o processo de referenciação nos textos dissertativos do Enem, foram selecionadas, como córpus de análise, produções textuais nota máxima. Verificou-se que a maioria das estratégias coesivas podem ser usadas pelo candidato na defesa de sua tese, contribuindo, assim, para a defesa do seu ponto-de-vista sobre o tema em análise.

Texto completo: PDF